Testes ao Coronavírus

Testes ao Coronavírus

 De forma a continuar a consolidar o trabalho já realizado no sentido de minimizar o impacto da pandemia, a Câmara Municipal, no âmbito de um protocolo assinado com a Cruz Vermelha Portuguesa, vai promover a realização de testes de diagnóstico de leitura rápida para deteção de antigénio COVID-19 para o SARS-Cov-2.

 O plano em curso, que decorrerá em Vila Viçosa e nas freguesias, permite reforçar, consideravelmente, a capacidade produtiva de testagem à Covid-19 no nosso concelho, de forma gratuita, e aumentar expressivamente a capacidade de resposta actual.

  No contexto da Covid-19, trata-se, pois, de uma medida de referência que constitui uma intervenção adequada para impedir a propagação do vírus e permite que este plano de apoio tenha repercussões positivas na mitigação do quadro pandémico, possibilitando, ainda, encurtar significativamente o tempo real de envio dos resultados dos testes.

   Tendo em consideração que a maioria dos novos casos derivam de transmissão comunitária, resulta muito importante a realização deste tipo de testes, como uma medida fundamental para evitar a ampliação da circulação do vírus, já que a forma mais eficaz de salvar vidas é precisamente quebrar a cadeia de transmissão. E, para fazer isso, é muito importante testar. Na verdade, não conseguiremos parar a pandemia se não soubermos quem está infetado.

   Por isso, no respeito pela saúde comunitária, reforçamos o apelo para que os munícipes continuem a realizar testes do novo coronavírus, de modo a aumentar a capacidade geral de testagem da população.

    Neste sentido, todos os interessados em efetuar o teste de despiste à Covid-19, poderão inscrever-se: através do contato telefónico 965 023 251 (dias úteis – 09h00 às 15h00); nas Juntas de Freguesia do concelho; ou através do seguinte endereço eletrónico: easocial@cm-vilavicosa.pt.




Testes ao Coronavírus