Caracterização

ORIGENS:
Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Viçosa, com 33,19 km² de área  e 5 023 habitantes.
Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Vila Viçosa (Conceição) e Vila Viçosa (São Bartolomeu):
 
GEOGRAFIA:
Vila Viçosa está situada a 4 km de Borba, a 9 km do Alandroal, a 17 km de Estremoz, a 30 de Elvas, a 58 km de Évora, a 40 km de Espanha e a 185 km de Lisboa. O concelho compreende as serras de Borba, Vigária e d'Ossa. É ainda atravessado pela Ribeira d'Asseca, um afluente do Guadiana. Confornta com as Freguesias de pardais, Ciladas e Bencantel, assim como com os Concelhos de Borba, Elvas e Redondo.
 
ECONOMIA:
A economia do concelho de Vila Viçosa assenta essencialmente na indústria de extracção e transformação do mármore. O mármore de Vila Viçosa é reconhecido a nível mundial, e Vila Viçosa é conhecida a nível nacional como Capital do Mármore. O segundo sector económico mais importante do concelho, é o turismo, recebendo Vila Viçosa anualmente cerca de cem mil turistas. A agro-pecuária é ainda uma importante fonte de receitas para o concelho.
 
POPULAÇÃO:
População: 5 023 habitantes -   Conceição (4 165) / São Bartolomeu (858)
 
ÁREA:
Área: 33,19 km² -   Conceição (32,99 km²) / São Bartolomeu (0,20 km²)